MINHAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO

Desde que tomei conhecimento de que na minha cidade, numa escola estadual, havia uma sala de recursos para atendimento aos alunos com deficiência visual, interessei-me pelo assunto. Depois fiquei sabendo também que na rede da 39ª Coordenadoria haviam sido cadastradas em torno de sessenta pessoas com DV. Nestes nove anos de trabalho junto aos alunos na sala de recursos, acolhi a idéia da inclusão com critérios claramente definidos, discutida em vários níveis, na escola e na sociedade, buscando contribuir para a autonomia dos alunos, sempre tão carentes de ajuda na superação de suas necessidades primordiais. O que considero de suma importância é a afinidade que podemos estabelecer com o aluno deficiente, pois é através desse vínculo de confiança que podemos aguçar seu interesse em promover cada vez mais sua cidadania, na busca de seus direitos primeiros, como documentação, aposentadorias, entre outros. Faço-os saber dos seus direitos, do que a legislação prevê para eles, pois do que eles necessitam é exatamente alguém que os oriente e que ao mesmo tempo os deixem caminhar. Depois, o incentivo à sua participação em cursos, fóruns, encontros, debates, associações, que só vem acrescentar um sabor especial na vida deles, pois sabem que não estão solitários em sua caminhada.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AULA DE FÍSICO-QUÍMICA COM MATERIAIS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Para os alunos deficientes visuais será apresentado o gráfico em relevo produzido em Thermoformcom caracteres em braile (fonte: Instituto Benjamin Constant, RJ):


Introdução

A Função (Matemática) f: D → Y é uma lei que associa elementos de um conjunto D, chamado domínio da função, a elementos de um outro conjunto Y, chamado contradomínio da função. Costuma-se denotar por f(x) o elemento que a função f associa ao elemento x:
f: x E D --> Y = f(x)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Função

Com esta aula pretendemos demonstrar através do gráfico da função de 1º Grau onde os valores afixados ao eixo das abscissas terão seus correspondentes no eixo das ordenadas (domínio – contradomínio), de que forma poderemos representar graficamente fatos do quotidiano.
Ressaltamos a necessidade do uso e adaptação de matériais táteis para alunos com deficiência visual.


Processo
Demonstração aos alunos de como montar o gráfico de uma função qualquer a partir do exemplo dado de uma função qualquer.



Este gráfico foi construído a partir de matériais simples como cola relevo preta, fios de lã, grãos de arroz pintados com esmalte vermelho e bolinhas de EVA.



Tarefas

a) Partindo da função do 1º Grau f(x) = 2x, indique o contradomínio da x, e represente gráficamente.

b) Determine o número de átomos de oxigênio existentes nas moléculas a seguir, representando através de gráfico:
1) O
2) O2
3) O3
Para a realização das tarefas será apresentado ao aluno com deficiência visual um modelo com textura preparado previamente pelo professor.



Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos, e sua capacidade na realização das tarefas.


Conclusão

Concluimos com esta aula que existe a possibilidade de aprendizagem a todos os alunos, inclusive os com deficiência visual, desde que sejam utilizados materiais e recursos adequados à sua necessidade, através de seleção, adaptação ou confecção de recursos didáticos específicos.

Veja em:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=13119&id_pagina=1

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