sexta-feira, 10 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
domingo, 5 de julho de 2009
O FUTURO E A INCLUSÃO
Dia 3 de julho, sexta-feira passada, estiveram reunidos no IEE Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola, professores da rede da 39ª CRE e alunos do Curso Normal, para aprofundar uma questão preocupante que é a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular.
A iniciativa de promover esse momento, foi da Coordenadoria, na pessoa da professora responsável pela Educação Especial Anelise Della Senta, que organizou o grupo de professores, fazendo o convite às escolas que possuem alunos com deficiência visual matriculados em classes comuns.
Contamos com a colaboração das professoras Carla Rostirola e Marlene Mattos e também de alunos da Sala de Recursos para Deficientes Visuais do IEE.
Oportunizou-se aos participantes aprofundamento de algumas questões fundamentais da deficiência e vale destacar os depoimentos dos alunos sobre a sua dificuldade em relação à baixa visão. Os seus relatos elucidaram algumas dúvidas quanto à baixa visão, trouxeram novos questionamentos e posicionamentos em relação ao tema.
Na sequência do encontro, foram apresentados aos participantes os materiais e equipamentos disponíveis na Sala de Recursos e após, realizada uma pequena oficina de adaptação de materiais.
O que mais chamou nossa atenção foram as colocações iniciais, em forma de uma palavra que atrapalha ou impede que a aprendizagem dos alunos deficientes visuais realmente seja eficiente ou se concretize verdadeiramente.
Inclusão é a maior preocupação dos professores, principalmente, quando junto com a deficiência visual, o aluno apresenta outros comprometimentos que interferem na sua aprendizagem.
Insegurança, outro aspecto que, por vários motivos, atemoriza o professor, que precisa ter a iniciativa de buscar ajuda e informações para efetivamente ensinar um aluno que é "diferente" por suas características físicas.
Família, sua participação nessa tarefa, junto à escola e inicialmente no cuidado da deficiência do seu filho.
Perseverança, um fator importante na tarefa do professor que tem junto aos alunos ditos "normais" um aluno com deficiência.
Futuro, uma incógnita... muito se tem avançado, visto, vivenciado, mas o futuro não nos pertence individualmente, pois precisamos uns dos outros, precisamos da família, da escola e da sociedade para que a inclusão verdadeiramente aconteça.
Acreditamos que o dia foi especial pela oportunidade de trocas de experiências, pela certeza de que outros momentos de aprofundamento poderão advir dessa iniciativa.
Estamos gratificadas pelo evento e principalmente pela certeza dos frutos que irão surgir a partir desse momento.
Assinar:
Postagens (Atom)
AOS AMIGOS QUE ME VISITAM
Fico agradecida às visitas ao blog, as palavras de carinho e incentivo me ajudam a prosseguir. Um grande abraço a todos.