MINHAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO

Desde que tomei conhecimento de que na minha cidade, numa escola estadual, havia uma sala de recursos para atendimento aos alunos com deficiência visual, interessei-me pelo assunto. Depois fiquei sabendo também que na rede da 39ª Coordenadoria haviam sido cadastradas em torno de sessenta pessoas com DV. Nestes nove anos de trabalho junto aos alunos na sala de recursos, acolhi a idéia da inclusão com critérios claramente definidos, discutida em vários níveis, na escola e na sociedade, buscando contribuir para a autonomia dos alunos, sempre tão carentes de ajuda na superação de suas necessidades primordiais. O que considero de suma importância é a afinidade que podemos estabelecer com o aluno deficiente, pois é através desse vínculo de confiança que podemos aguçar seu interesse em promover cada vez mais sua cidadania, na busca de seus direitos primeiros, como documentação, aposentadorias, entre outros. Faço-os saber dos seus direitos, do que a legislação prevê para eles, pois do que eles necessitam é exatamente alguém que os oriente e que ao mesmo tempo os deixem caminhar. Depois, o incentivo à sua participação em cursos, fóruns, encontros, debates, associações, que só vem acrescentar um sabor especial na vida deles, pois sabem que não estão solitários em sua caminhada.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

DUAS SUGESTÕES PARA AULAS INTERESSANTES



Sugestão de aula para alunos com deficiência visual, cegos ou de visão reduzida.
A proposta é a utilização de materiais padagógicos adaptados, com a utilização de texturas e cores constrastantes na alfabetização.
Os materiais foram utilizados na Sala de Recursos, com os alunos e comprovou-se a sua funcionalidade.
Vale ressaltar que o uso dos materiais adaptados com o deficiente visual é apenas uma das possibilidades de aprendizagem, pois o uso da informática sempre estará presente para despertar o interesse dos alunos.

A experiência de uma oficina realizada com alunos de uma classe do ensino regular foi muito gratificante, pois houve a participação das crianças, através da realização de tarefas com os olhos vendados e o uso do tato para reconhecer formas.

A finalização das duas aulas foi postada como webquest, uma ferramenta interessante para os professores pois facilita a localização de uma aula, sua aplicação posterior e serve também como sugestão para todos os profesores que quiserem pois, estando na rede, seu acesso é livre.

Clique nos links para visualizar as aulas preparadas e postadas como webquest.


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