A criança com deficiência visual também poderá ter acesso ao conhecimento usando materiais com texturas diversas, explorando com o tato e a visão que lhe resta.
- Fichas com numerais e quantidades recortadas em papel camurça, contendo a escrita do numeral no sistema braile; caixa de ovos (meia dúzia) com bolinhas de desodorantes rolon, trazem a idéia de uma cela braile, oportunizam a aprendizagem de contagem, e operações matemáticas simples; bandeja de isopor com a representação dos seis pontos da cela braile (móveis) de kinder ovo.
- O álbum tátil (para reconhecimento de texturas, espessuras) é confeccionado com retalhos de tecidos.
- O jogo de numerais é feito com caixas de fósforos, contendo a escrita do numeral ampliado em tinta e no sistema braile, além da quantidade em textura (neste caso, lixa).
- As fichas com miniaturas trazendo o nome do brinquedo em escrita ampliada e no sistema braile, permitem a leitura ao cego e ao aluno de visão reduzida.
Muito legal seu blog e oferece uma série de sugestões interessantes.Me ajudaram a ampliar minhas ideias para a adaptação usando sucata. Uma grande ajuda para uma aluna de AEE-UFSM. Muito obrigada e um enorme abraço!
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