MINHAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO

Desde que tomei conhecimento de que na minha cidade, numa escola estadual, havia uma sala de recursos para atendimento aos alunos com deficiência visual, interessei-me pelo assunto. Depois fiquei sabendo também que na rede da 39ª Coordenadoria haviam sido cadastradas em torno de sessenta pessoas com DV. Nestes nove anos de trabalho junto aos alunos na sala de recursos, acolhi a idéia da inclusão com critérios claramente definidos, discutida em vários níveis, na escola e na sociedade, buscando contribuir para a autonomia dos alunos, sempre tão carentes de ajuda na superação de suas necessidades primordiais. O que considero de suma importância é a afinidade que podemos estabelecer com o aluno deficiente, pois é através desse vínculo de confiança que podemos aguçar seu interesse em promover cada vez mais sua cidadania, na busca de seus direitos primeiros, como documentação, aposentadorias, entre outros. Faço-os saber dos seus direitos, do que a legislação prevê para eles, pois do que eles necessitam é exatamente alguém que os oriente e que ao mesmo tempo os deixem caminhar. Depois, o incentivo à sua participação em cursos, fóruns, encontros, debates, associações, que só vem acrescentar um sabor especial na vida deles, pois sabem que não estão solitários em sua caminhada.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eu Existo!



Você passa por mim, carregando nos braços embrulhos enfeitados e eu fico a pensar:
- Como deve ser bom receber um presente e sorrir.

Em minha mesa, falta alimento, quando tantos desperdiçam.

No inverno, com o meu corpo gelado, eu fico pedindo a Deus
que o sol apareça depressa, e eu possa me aquecer.

Às vezes, me comparo com os lírios, que nascem no lodo,
esperando que alguém pare, para apreciar sua beleza.
Mas as pessoas correm tanto atrás de coisas mais interessantes
que nem sequer notam a minha presença.

Faça de conta que sou aquele lírio e que um dia
eu possa enfeitar seu jardim.
Acolha-me também em seus braços.
Dirija-me algumas palavras de amor.

Eu sei que você me conhece.

Eu sou aquela criança que cresce sem esperanças mas...
com vontade de vencer.

Faça-me chorar de alegria.

Faça de mim, alguém.
Mas, por favor, não me olhe com desprezo.

Eu, sou gente, como você.
Como seu filho!

Um Menor Assistido Hoje, Um Adulto Responsável Amanhã
(Desconheço a autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AOS AMIGOS QUE ME VISITAM

Fico agradecida às visitas ao blog, as palavras de carinho e incentivo me ajudam a prosseguir. Um grande abraço a todos.

Seguidores